Destak

Primeiro parque canino em análise

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Câmara do Porto está a estudar a criação de um parque canino onde os animais possam andar sem trela e o PAN vai apresentar este mês uma «proposta modelo».

ÀLusa, Bebiana Cunha, eleita pelo Partido Pessoas-animais-natureza (PAN) na Assembleia Municipal do Porto, lembrou o facto de que «Lisboa vai a caminho dos 21 e no Porto nem um [parque canino]», salientand­o ainda que, «por lei, os animais têm de andar com trela, caso contrário os donos estão sujeitos a multas. E a legislação diz que são os municípios que podem criar zonas próprias para os cães passearem livremente, expressand­o os seus comportame­ntos naturais».

A deputada municipal garante ter já recebido «abertura» da maioria cama- rária em relação ao avanço de «pelo menos um projeto-piloto, ainda em 2018», eaautarqui­aportuense­revelouàlu­sa, através do gabinete de comunicaçã­o, estar «a estudar, há já algum tempo, a criação de um parque canino na cidade», embora assinale ser «cedo para avançar com mais informação».

«O mais rápido possível»

Para que o projeto «avance o mais rapidament­e possível» numa cidade «onde existe uma grande necessidad­e» de parques caninos e não existe «nenhum», o PAN quer «entregar este mês»àcâmaradop­orto,lideradape­lo independen­te Rui Moreira, uma «proposta modelo». «A intenção é apresentar um exemplo do que gostaríamo­s que fossem os parques caninos no Porto. Pode ser apenas um espaço vedado, mas gostaríamo­s que não fosse tão básico. Defendemos a existência de zonas de água para os cães chapinhare­m, bebedouros, bancos, sacos para recolha de dejetos e equipament­os para os animais se exercitare­m», descreveu Bebiana Cunha. Segundo a deputada, estes espaços podem custar «entre 5 mil a 50 mil euros», dependendo do tipo de equipament­o.

 ??  ?? Para o PAN, «sem estes parques, parece que cada pessoa com animais teria de comprar um terreno para os poder soltar»
Para o PAN, «sem estes parques, parece que cada pessoa com animais teria de comprar um terreno para os poder soltar»

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal