Destak

Câmara ativa plano para lidar com o frio

Plano de contingênc­ia da Câmara de Lisboa para proteger os sem-abrigo do frio será ativado hoje às 19h, com estações de metro abertas durante a noite.

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Ao longo desta semana, uma massa de ar muito frio e seco vai passar por Portugal Continenta­l, o que leva o Instituto Português do Mar e da Atmosfera a prever a descida das temperatur­as mínimas para perto dos 0 graus centígrado­s. Lisboa não deverá descer dos 3 graus, na quarta e quinta-feira, embora a sensação térmica possa ser mais desagradáv­el. Já o Porto vai mesmo chegar aos 0 graus, na quinta-feira.

Para além dos cuidados habituais que as populações devem adotar nestas situações, e que passam por usar várias camadas de roupa, ter atenção aos equipament­os de aqueciment­o e ingerir líquidos regularmen­te, a Câmara Municipal de Lisboa decidiu ativar, a partir das 19h de hoje, o plano de contingênc­ia para proteger os sem-abrigo.

A autarquia vai abrir o Pavilhão Municipal Manuel Castelbran­co, na zona dos Sapadores, freguesia de São Vicente, disponibil­izando espaços de higiene, comida e agasalhos. Ao contrário dos últimos anos, a estrutura de apoio não será montada no Pavilhão Municipal Casal Vistoso. As equipas de rua da cidade, para além de já estarem a distribuir comida quente e agasalhos, também estão a informar os sem-abrigo destas alterações.

Por outro lado, as estações de metro de Rossio, Saldanha, Oriente e Intendente estarão abertas durante a noite. Durante o dia de hoje, o vereador lisboeta dos Direitos Sociais vai reunir com o Presidente da República para discutir a Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas em Situação de Sem-abrigo. A Câmara do Porto avalia hoje de manhã a possibilid­ade de acionar de imediato o plano de contingênc­ia para os sem-abrigo devido ao frio, o que inclui o fornecimen­to de bebidas quentes e a abertura noturna de estações do metro. A Proteção Civil, os bombeiros e a Ação Social vão reavaliar as condições climatéric­as, como tem feito nos últimos dias, mas tudo indica que o plano será posto em marcha.

 ??  ?? Equipas de rua já estão a distribuir agasalhos e comida quente a quem precisa
Equipas de rua já estão a distribuir agasalhos e comida quente a quem precisa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal