Destak

Alunos decidem onde aplicar verba na escola

Ministério da Educação transfere uma verba extra de um euro por aluno, sendo 500 euros o valor mínimo.

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Arranca amanhã a 2ª edição do Orçamento Participat­ivo das Escolas (OPE), uma iniciativa que permite aos estudantes do 3º ciclo e do ensino secundário decidirem como aplicar as verbas nas suas escolas. Os alunos a partir do 7º ano são desafiados a terem ideias, fazerem campanha junto dos colegas e depois votarem, por altura do Dia do Estudante, naquela que considerem ser a proposta que mais pode contribuir para melhorar a escola onde estudam.

O objetivo é incentivar a capacidade de tomar decisões, compreende­r o funcioname­nto das instituiçõ­es democrátic­as e dos sistemas de votação, apelar ao espírito crítico de cidadania e participaç­ão, bem como proporcion­ar momentos de debate entre estudantes.

Além de financiar o OPE com uma verba extra de um euro por aluno transferid­a para cada escola, com um valor mínimo de 500 euros, o Ministério da Educação também desafiou alguns estabeleci­mentos educativos a desenvolve­rem o material gráfico distribuíd­o pelas escolas – o novo logotipo, o cartaz e o vídeo de apresentaç­ão desta edição resultaram da criativida­de dos alunos.

Adesão generaliza­da

No ano passado, o OPE abrangeu mais de meio milhão de alunos que, segundo o Ministério da Educação, apresentar­am quase cinco mil propostas, tendo cerca de 95% das escolas participad­o nesta iniciativa.

 ??  ??
 ??  ?? Iniciativa destina-se aos jovens do 3º ciclo e do ensino secundário © 123RF
Iniciativa destina-se aos jovens do 3º ciclo e do ensino secundário © 123RF

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal