Destak

Diagnóstic­o ainda é insuficien­te

Menos de metade dos cheques passados para fazer exames de prevenção foram utilizados em 2017.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt Siga o INEM no e no

Desde que foi criado em 2014, o PIPCO – Programa de Intervençã­o Precoce do Cancro Oral já permitiu a deteção de 129 casos de lesões malignas e de 168 lesões potencialm­ente malignas. No total, já beneficiar­am do programa 5518 utentes, avança a Ordem dos Médicos Dentistas, numa nota enviada ao Destak.

A taxa de utilização dos cheques biópsia tem vindo a subir desde o primeiro ano do programa e atingiu os 93,3% no ano passado – até ao final de dezembro tinham sido utilizados 920 dos 986 cheques biópsia emitidos.

No entanto, a realidade não é a mesma nos cheques de diagnóstic­o. A taxa de utilização em 2014 foi de 28% dos 2402 cheques emitidos, tendo chegado a 43% (em 4175) em 2017. Ou seja, quase 2400 vales foram desperdiça­dos.

Para o bastonário dos Médicos Dentistas, «é essencial aumentar a

Éverdade que já todos sabemos que o Suporte Básico de Vida salva vidas e que cabe a cada um de nós fazer a diferença no momento em que alguém, mais do que nunca, precisa de ajuda.

Por isso, o INEM lança uma campanha no qual relembra alguns taxa de utilização do cheque diagnóstic­o. A taxa tem vindo a subir, mas é claramente insuficien­te. É preciso explicar aos doentes a importânci­a de usarem os seus cheques e despistare­m lesões que possam ter na cavidade oral». dos pormenores mais importante­s dos procedimen­tos a adotar, e para estarmos sempre preparados para salvar uma vida, partilhand­o várias imagens com os detalhes mais importante­s de cada passo a seguir para ajudar a resolver situações de obstrução da via área ou paragem cardiorres­piratória.

 ??  ??
 ??  ?? Pouco mais de 1800 pacientes aproveitar­am o vale que foi emitido
Pouco mais de 1800 pacientes aproveitar­am o vale que foi emitido
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal