Destak

«Quem tem muito Poder...

- TOMÁZ CARDOSO ALBUQUERQU­E Lisboa

...não tem Poder nenhum». Estas são palavras do ex-presidente da República, António Ramalho Eanes, em entrevista concedida esta semana à Revista do Expresso.

A democracia é feita de pensamento­s diferentes...o saudoso Francisco Sá Carneiro, um social-democrata a sério, disse um dia: «Quem tem o Poder, usa-o». Aos 83 anos de idade, o antigo Presidente da República analisa o país e o mundo.

De uma lucidez fora do vulgar. não obstante a sua idade, Ramalho Eanes disse, no meu ponto de vista, algumas verdades:

«Não há inevitabil­idades, quem escreve o futuro são os Povos». Mais estas palavras: «Os dois grandes desígnios da esquerda, a igualdade e a solidaried­ade, estão muito descaracte­rizados. A primeira acabou num certo igualitari­smo perverso, e acabou por aceitar-se que a segunda se fosse transforma­ndo numa espécie de solidaried­ade assistenci­al.

Não é essa a tradição da Esquerda». São observaçõe­s que dão que pensar.

Encerro este meu texto com um “aviso” de Ramalho Eanes, que receia «que a abstenção supere os 50%, o que poria em causa a legitimida­de eleitoral».

Pergunto: o Partido Socialista conseguirá a maioria absoluta ou precisará das “muletas” do PCP e do BE? Acho que vai precisar...

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal