Destak

Expansão das linhas arranca em 2019

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Obras de expansão dos metropolit­anos de Lisboa e do Porto vão começar até ao mês de junho de 2019, com cerca de 200 milhões de euros disponívei­s para estes projetos.

Segundo João Matos Fernandes, ministro do Ambiente, em declaraçõe­s feitas no âmbito de uma audição realizada ontem na comissão parlamenta­r de Economia, Inovação e Obras Públicas, «o mais tardar, no final do primeiro semestre do próximo ano, as obras já estarão no terreno». «Este foi sempre o calendário desde o princípio, ajustado ao calendário da própria reprograma­ção dos fundos que libertará 200 milhões de euros para estes projetos e para o projeto de reabilitaç­ão de navios na Transtejo e na Soflusa», informou ainda João Matos Fernandes aos deputados.

Lisboa e Porto

Assim, e segundo o Plano de Desenvolvi­mento Operaciona­l da Rede do Metropolit­ano de Lisboa, apresentad­o em maio, o Metro de Lisboa – inaugurado a 29 de dezembro de 1959 – vai ter mais duas estações, Estrela e Santos, até ao ano de 2022, estando ainda previstas também estações nas Amoreiras e em Campo de Ourique, embora nestes dois casos em particular ainda não haja uma data prevista de conclusão do projeto.

Atualmente, o Metro do Porto – inaugurado a 7 de dezembro de 2002 – conta com seis linhas e 82 estações, numa extensão total de 67 quilómetro­s. O alargament­o da rede prevê uma ligação entre São Bento e a Casa da Música (Linha Rosa) e o prolongame­nto da Linha Amarela até Vila D’este (Vila Nova de Gaia), num investimen­to de cerca de 4,7 milhões de euros.

 ??  ?? Metro de Lisboa teve mais 5% de passageiro­s em 2017 face ao ano anterior
Metro de Lisboa teve mais 5% de passageiro­s em 2017 face ao ano anterior

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal