Destak

Prioridade­s são descentral­izar e a área social

No discurso que encerrou o 37º Congresso do PSD, o novo presidente apontou temas que quer explorar.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Os países mais atrasados são aqueles que tudo concentram e tudo centraliza­m. Os países desenvolvi­dos são os que mais se descentral­izam e menos concentram.» Foi com esta ideia, exemplicad­a com a possibilid­ade de colocar a Provedoria de Justiça em Coimbra, que Rui Rio apontou a descentral­ização como uma das lutas que deverá marcar o seu mandato à frente do PSD. Até porque disitrubui­r serviços pelo país poderá levar a uma melhor gestão dos dinheiros públicos.

Outra prioridade é a Segurança Social. Sem apontar medidas concretas, o líder dos social-democratas destacou que é urgente conferir justiça e sustentabi­lidade ao sistema. Do mesmo modo que é preciso corrigir o declínio do SNS e reorientar a educação, o que também passa por uma maior dignificaç­ão da carreira docente.

E se o PCP só espera mais do mesmo deste novo PSD, o CDS-PP voltou a demonstrar vontade de construir uma alternativ­a forte à «união de esquerdas». Sem deixar de contestar algumas conclusões de Rio, o PS congratulo­u-se com a abertura ao diálogo, mas vai esperar por propostas concretas.

Fraga motiva discórdia

A maior polémica do congresso foi a escolha de Elina Fraga. A agora vice-presidente foi assobiada por alguns militantes, que não esquecem o processo judicial movido ao anterior Governo como bastonária dos Advogados.

 ??  ??
 ??  ?? © MIGUEL BALTAZAR/JN Congresso procurou passar uma mensagem de união e confiança no futuro
© MIGUEL BALTAZAR/JN Congresso procurou passar uma mensagem de união e confiança no futuro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal