Destak

Nada como virar a chapa ao contrário

Para esquecer os 5-0 infligidos pelo Liverpool, o FC Porto impôs igual resultado ao Rio Ave, aplicando a fórmula que lhe foi fatal na Champions: pressão e eficácia.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt Jonas Bas Dost

Dificilmen­te os portistas poderiam ter sonhado melhor jogo para recuperar o ânimo após o categórico desaire na Champions. Não só o FC Porto goleou, conquistan­do três pontos que devolvem a liderança, como alimentou o ego e até se poupou para a 2ª parte com o Estoril, que joga esta quarta-feira, e onde vai tentar repor a vantagem no 1º lugar para 5 pontos.

Os dois minutos não estavam completos e as bancadas do Dragão já festejavam: Sérgio Oliveira apareceu perto da entrada da área a rematar colocado – talvez Cássio pudesse ter feito mais. Esse lance deu o mote para o que se passou até ao intervalo. Perante um Rio Ave que se recusava a dar chuto para a frente, o FC Porto pressionou alto, obrigando a uma sucessão de erros que lhe permitiam transições rápidas e perigosas.

Se a isso juntarmos uma alta taxa de eficácia temos quase a repetição do filme visto na quarta-feira. Só que agora o dragão apareceu como herói e não como vilão. Foi uma noite idíli- ca, que deu para Soares recuperar a pedalada (mais um bis e vão 5 golos nos últimos 4 jogos, sendo que só ficou em branco com o Liverpool), para Oliver ganhar minutos (e talvez a confiança

Na visita de hoje a Tondela, o treinador do Sporting espera um adversário «super organizado e competitiv­o», que vai tentar impedir os leões de jogarem. Mas Jorge Jesus garante que a equipa está preparada para isso e mostra confiança nas boas segundas partes que os seus jogadores do técnico de que assegura a dinâmica pretendida para a posição), para Dalot se estrear no campeonato, dando alguns minutos de descanso a Alex Telles. têm feito nas últimas partidas, como frente ao Astana.

Dizendo que Bas Dost não está a 100% apesar de estar convocado, o técnico leonino desvaloriz­ou a ausência de Fábio Coentrão e explicou a aposta em Acuña: não só o extremo fez a posição na sua seleção – mas

E também permitiu um regresso imaculado a Casillas, que até conseguiu brilhar num ou noutro lance do Rio Ave, já na 2ª parte, numa fase em que o FC Porto abrandou a pressão alta. O guardião espanhol alinhou devido à maior experiênci­a, explicou Sérgio Conceição, que não se alongou sobre a perenidade (ou não) da opção.

Confrontos em Guimarães

Outro jogo grande ficou marcado por uma rara goleada do Sp. Braga em Guimarães. A partida ficou sentenciad­a no 1º tempo (30’), quando Wakaso foi expulso após fazer o penálti que deu o 2-0 aos visitantes, que foram alargando o resultado até ao 5-0 final. Nota negativa para os confrontos entre adeptos antes do encontro, que fizeram 8 feridos e levaram a PSP a reter 52 aficionado­s do Braga.

num esquema com três centrais, sendo a faixa direita feita algumas vezes por... Salvio, do Benfica – como Lumor não tem tido treinos suficiente­s para conhecer as rotinas defensivas. O que irá suceder com o tempo.

Sem que o regulament­o o obrigasse, Jorge Jesus falou aos media um dia depois de Bruno de Carvalho ter apelado a um boicote aos jornais e às televisões, que ontem foi cumprido pelos atletas de duas modalidade­s. NOME EQUIPA GOLOS

 ??  ?? Soares iniciou e fechou a contagem, para a qual Marega também contribuiu
Soares iniciou e fechou a contagem, para a qual Marega também contribuiu
 ??  ?? © PAULO CALADO Jesus não seguiu boicote presidenci­al
© PAULO CALADO Jesus não seguiu boicote presidenci­al
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal