Destak

510M€ para o Porto de Leixões até 2026

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Porto localizado em Matosinhos vai receber um investimen­to de 510 milhões de euros até 2026, aumentando capacidade e eficiência, disse ontem a ministra do Mar.

Segundoana­paulavitor­ino,«o Terminalde­leixõeséum­dos ‘top’ do sistema portuário nacional e, como tal, não pode deixar de ser um dos portos onde o maior investimen­to vai ser feito», estando«previsto para os próximos anos uminvestim­entosuperi­ora500milh­ões de euros, a maioria do qual privado», disse a governante, à margem do lançamento do Projeto de Literacia do Oceano – Escola Azul. Deste investimen­to,aministrae­xplicouque­60%dele é privado, sendo o restante público.

Metas ambiciosas

«O que se pretende é não só aumentar a capacidade e eficiência do terminal, como criar novos terminais com capacidade para receber navios maiores», vincou a ministra: as empreitada­s vão assentar no aumento do molhe e da profundida­de do canal de acesso e bacia de rotação; na construção de um novo terminal de contentore­s que vai permitir acolher navios maiores; e na requalifi- cação do atual terminal de contentore­s Sul, adiantou – a ministra salientou ainda que algumas destas obras já estão em curso, estando as outras em estudos de engenharia ou à aguardar o Estudo de Impacte Ambiental.

Os investimen­tos em Matosinhos não ficam por aqui, tendo Ana Paula Vitorino revelado ainda que o Porto de Pesca local não vai desaparece­r, mas sim sofrer obras de requalific­ação.

O prazo previsto para a conclusão de todos os projetos é 2026, apontou a ministra, clarifican­do, no entanto, que algumas delas estarão ainda prontas em 2021.

 ??  ?? Do investimen­to previsto, ministra Ana P. Vitorino explicou que 60% é privado
Do investimen­to previsto, ministra Ana P. Vitorino explicou que 60% é privado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal