Destak

Áreas metropolit­anas apontam prioridade­s

Transporte­s e mobilidade, saúde, educação e gestão dos bairros são temas prioritári­os em Lisboa e Porto.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Criar um passe único para cada uma das Áreas Metropolit­anas de Lisboa e Porto com «valor uniforme e acessível». Esta medida é uma das muitas que vão constar da proposta comum para a descentral­ização que irá ser ultimada pelas duas estruturas municipais ao longo do próximo mês, devendo ser entregue ao Governo em março.

Os transporte­s e a mobilidade estão entre as competênci­as que, no entender dos concelhos das áreas circundant­es a Lisboa e Porto, devem ter prioridade na passagem para as mãos das autarquias. «Estes problemas compromete­maqualidad­edevidados cidadãos, a qualidade ambiental, a luta contra as alterações climáticas e a competitiv­idade da economia», disse o presidente da câmara da capital.

Fernando Medina, que ontem se reuniu com o seu homólogo de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, também apontou a saúde (construção de novos centros de saúde e a gestão dos horários) e a educação (melhoraraa­limentação­nasescolas)como áreas em que a gestão camarária pode ser benéfica.

As Áreas Metropolit­anas do Porto e de Lisboa querem ainda gerir os bairros que atualmente estão na alçada do Instituto da Habitação e Reabilitaç­ão Urbana (IHRU) e da Segurança Social. Mas exigem ter renda apoiada e verba para reabilitar o edificado.

 ??  ??
 ??  ?? Autarquias querem gerir construção e horários dos centros de saúde
Autarquias querem gerir construção e horários dos centros de saúde

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal