Destak

Dois históricos da videoarte em Lisboa

Artistas Peter Campus e Michael Snow, dois pioneiros na área da videoarte, vão ser alvo de exposições que são inaugurada­s hoje, na Culturgest, em Lisboa.

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Os artistas Peter Campus e Michael Snow, dois nomes obrigatóri­os na história da videoarte cujas obras proporcion­am experiênci­as interativa­s e imersivas ao público, vão ser alvo de exposições que são inaugurada­s amanhã na Culturgest, em Lisboa.

Peter Campus, artista norte-americano de 83 anos, pela primeira vez a mostrar o seu trabalho em Portugal, apresenta peças em vídeo que percorrem mais de quatro décadas na exposição Vídeo Ergo Sum, mostra com curadoria de Anne-marie Duguet. Figura histórica do vídeo, Campus é um artista seminal para os cânones da arte vídeo e dos novos media e tem vindo a expor os seus trabalhos em museus, sobretudo nos EUA e na Europa.

Snow/neve

Já a exposição O Som da Neve (The Sound ofsnow) apresenta o trabalho fílmico, videográfi­co e sonoro do ca- nadiano Michael Snow (“neve”), artista nascido em Toronto, no ano de 1928. Com um percurso que atravessa as artes visuais, utilizando os mais variados suportes – pintura, escultura, fotografia, filme e vídeo –, a sua prática estende-se à música improvisad­a, ao cinema experiment­al e à instalação sonora. De acordo com Delfim Sardo, programado­r das artes plásticas na Culturgest e curador desta exposição, Michael Snow tem um percurso «muito diversific­ado, que vem de 1948, da área da música», tendo-se destacado como pianista de jazz.

 ??  ?? Ambas as exposições estarão patentes na Culturgest até ao dia 22 de abril
Ambas as exposições estarão patentes na Culturgest até ao dia 22 de abril

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal