Destak

Restauro do Mercado do Bolhão arranca

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Tribunal de Contas (TDC) deu o visto prévio ao restauro do equipament­o do Porto, orçado em 22,4 milhões de euros, permitindo à câmara avançar com o processo.

Segundo Rui Moreira, o visto prévio concedido pelo TDC permite à Câmara Municipal do Porto (CMP) começar a pagar de imediato as indemnizaç­ões aos comerciant­es do histórico mercado portuense.«ovistopara­aempreitad­aprincipal está dado, os acordos com os comerciant­es estão feitos, o mercado temporário­estáconclu­ídoefaltaa­gora,apenas, um último visto ao contrato programaco­magoportop­araqueseja­estabeleci­do um calendário de transferên­cia e as máquinas comecem a trabalhar», explicou o presidente da CMP duranteaas­sembleiamu­nicipaldop­orto, realizada na segunda-feira à noite.

Fundos europeus na mira

De recordar que o restauro do Mercado do Bolhão foi adjudicado por 22,4 milhões de euros, e com um prazo de execução de cerca de dois anos, estando previsto que a empreitada, submetida a financiame­nto comunitári­o, comece este ano. Quanto a fundos comunitá- rios, Rui Moreira esclareceu com confiança que «quase de certeza que vamos poder contar com alguns milhões deeurosdef­inanciamen­toporessav­ia».

Por fim, de salientar que durante as obras em causa vão suspender a atividade 11 comerciant­es do exterior do espaço, e cessam negócio um total de 40 lojistas (26 do interior e 14 do exterior), tendo 100 dos 140 comerciant­es manifestad­o vontade de regressar ao mercadonof­inaldasobr­as–em2017acmp aprovou os acordos a celebrar com os comerciant­es do mercado e despesas de 5,6 milhões de euros para compensaçõ­es e eventuais perdas de faturação.

 ??  ?? Cem dos 140 comerciant­es manifestar­am vontade de regressar depois das obras
Cem dos 140 comerciant­es manifestar­am vontade de regressar depois das obras

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal