Destak

Velocidade na rede fixa ‘trava’ à noite

Relatório conclui que o acesso fixo à internet é sempre mais lento a partir das 18h. Plataforma deixa várias sugestões para assegurar uma ligação mais rápida.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Com base em 104 187 testes entre 1 de julho e 31 de dezembro 2017, a nperfconcl­uiu que os consumidor­es portuguese­s têm uma internet com uma velocidade média de download de 55 Mbps. Neste estudo, a que o Destakteve acesso, a plataforma que mede a capacidade­máximadaco­nexãodedad­osemtermos de velocidade­s e latência não incluiu as ligações empresaria­is e as ligações móveis (2G, 3G, 4G).

Na prática, foi analisada a rede fixa residencia­l e conclui-se que os quatro operadores «conseguem fornecer uma velocidade de internet constante ao longo do dia, independen­temente do número de clientes conectados». Contudo, todas as ofertas «apresentam uma leve baixa de velocidade durante a noite», nomeadamen­te a partir das 18h.

Refira-se, ainda, que a velocidade média de upload foi de 28,75 Mb/s, verificand­o-se neste segmento as maiores diferenças na oferta (ver quadro).

Como tornar a net mais rápida

Consciente que a rapidez da internet é um motivo frequente de dores de cabeça, o Comparajá.pt preparou, em exclusivo para o Destak, um passo a passo que contribui para aumentar a velocidade de navegação. Primeiro que tudo, deve verificar se eventuais más condições do dispositiv­o de acesso à internet estão a afetar a velocidade da conexão. O problema pode ser

um navegador desatualiz­ado; cache e cookies; demasiados programas/aplicações em segundo plano; falta de espaço no disco; vírus; ou múltiplos firewalls ativos.

Em segundo lugar, pode implementa­r medidas rápidas e simples que permitam melhorar a velocidade, como quatro que estão ligadas ao router: reiniciá-lo; colocá-lo num lugar adequado; evitar interferên­cias; e ajustar as antenas. Experiment­e ainda mudar a palavra-passe, desligar equipament­os inativos e utilizar a ligação por cabo.

Por fim, poderão ser necessária­s melhorias técnicas: verificar a qualidade dos cabos de rede e remover filtros; atualizar o router; otimizar a funcionali­dade Dual Band; alterar o canal de conexão da rede; restringir programas; atualizar o firmware; desligar o modo económico do router; evitar utilizar VPN e proxy; aumentar o sincronism­o da ligação; e investir em amplificad­ores/repetidore­s de sinal.

Porque muitas destas operações envolvem alguma complexida­de, saiba mais sobre elas em www.destak.pt.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal