Destak

Novas regras da UEFA ‘tramam’ Portugal

Acesso à Liga dos Campeões do 2º classifica­do luso fica, já a partir da próxima época, mais difícil. Isto porque o número de vagas desceu de cinco para duas.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Estão confirmada­s as alterações nos formatos competitiv­os das provas organizada­s pela UEFA, que visam sobretudo agradar às federações dos quatro principais campeonato­s, cujos clubes de referência ameaçaram num passado recente criar uma nova Liga Europeia de Clubes. O objetivo era (e é) só um: potenciar as suas receitas.

Já a partir da próxima época, Espanha, Alemanha, Inglaterra e Itália passam a contar com quatro equipas apuradas diretament­e para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Isto faz com que estes quatro países tenham, entre si, 16 equipas, metade das que vão disputar a Champions.

A prova rainha da UEFA passa a contar com um total de 26 clubes com apuramento garantido. Aos 16 já citados juntam-se os dois primeiros classifica­dos dos países que estão no 5º e 6º lugar do ranking (França e Rússia neste momento) e o campeão das federações colocadas entre a 7ª (onde está Portugal) e a 10ª posição.

E aqui entra a grande alteração que pode prejudicar as equipas portuguesa­s. Ainda na temporada em curso, apenas 22 clubes tinham entrada direta na Champions e as restantes 10 vagas eram decididas nas eliminatór­ias.

Esse número, que estava dividido de forma igual pelo caminho dos campeões (detentores do título nos países colocados do 11º posto para baixo) e pelos runner ups (equipas, como as portuguesa­s, que ficavam em 2º, 3º ou 4º nas suas ligas) desceu para 6. Além disso, a UEFA decidiu atribuir 4 vagas aos campeões e apenas 2 aos restantes candidatos.

Ou seja, já a partir de 2018/19, o vice-campeão português terá de disputar a 3ª pré-eliminatór­ia e o playoff da Liga dos Campeões sabendo que só há duas vagas disponívei­s e que, em teoria, irá disputar os últimos dois jogos decisivos contra uma equipa de uma federação mais bem colocada (o 5º e o 6º do ranking).

Na Liga Europa, o 4º classifica­do da liga portuguesa passa a jogar ainda mais cedo, logo na 2ª eliminatór­ia.

 ??  ?? Sporting, em agosto, foi o último 3º classifica­do apurado para a Champions
Sporting, em agosto, foi o último 3º classifica­do apurado para a Champions

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal