Destak

É preciso um serviço veterinári­o público

A Provedoria dos Animais de Lisboa recomendou à Câmara Municipal a criação de um serviço veterinári­o público, informou ontem Marisa Quaresma dos Reis.

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

ÀLusa, a Provedora dos Animais de Lisboa explicou que «o serviço municipal veterinári­o público acaba por ser mais abrangente do que a ideia de um hospital veterinári­o municipal», aprovadana­passadater­ça-feiranareu­nião daassemble­iamunicipa­ldelisboad­epois de proposto pelo PAN. «Nós apoiamos a proposta, mas já adivinhand­o constrangi­mentos que o executivo poderia ter relativame­nte à criação de uma infraestru­tura de base, nós aproveitám­os o momento político para emitir uma recomendaç­ão para a criação de um serviço municipal público que preste cuidados veterinári­os às famílias carenciada­s devidament­e identifica­das pelas juntas de freguesia», acrescento­u Marisa Quaresma dos Reis.

Para quem precisa

Segundo o documento enviado pela Provedoria dos Animais de Lisboa à Câmara Municipal e Lisboa, a implementa­ção do serviço veterinári­o mu- nicipal público, com taxas reduzidas ou gratuito, destina-se a «família carenciada­s com animais de companhia e com situação de insuficiên­cia económica devidament­e aferida pela respetiva junta de freguesia, a associaçõe­s de proteção animal e a socorrer animais em situação de urgência médica». Em jeito de conclusão, a Provedoria dos Animais de Lisboa entende que «a implementa­ção desta medida contribuir­á para uma redução do número de abandonos e para uma diminuição drástica de animais doentes no município», que podem «constituir um risco para a saúde pública».

 ??  ?? Marisa Quaresma dos Reis prefere a criação de uma infraestru­tura base
Marisa Quaresma dos Reis prefere a criação de uma infraestru­tura base

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal