Destak

Hospitais obrigados a enviar médicos

Ministério da Saúde quer evitar que as unidades hospitalar­es possam bloquear a saída temporária para o Algarve dos seus clínicos durante os meses de verão.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Não é um problema novo, mas agrava-se a cada ano que passa com o cresciment­o galopante do turismo. O mar de gente que invade o Algarve durante o verão pressiona os vários serviços, públicos e privados, mas os ligados à saúde são dos que mais sofrem.

Nesse sentido, o ministro da Saúde revelou ontem que está a «estudar para ver se, este ano, podemos avançar com um procedimen­to legislativ­o para mobilizar mais recursos para o Algarve no verão, independen­temente da vontade dos hospitais de origem». E Adalberto Campos Fernandes relembrou que aos privados são permitidos «jogos de compensaçõ­es» para aliciar os profission­ais que estão vetados no público.

Esta situação deixa o SNS ainda mais fragilizad­o, porque a «luta e a competição pelos recursos no Algarve são brutais», região onde «os hospitais privados têm um mercado muito forte».

Quase 30% dos peritos de fora

Ao fim de vários meses de atraso, foi ontem publicado em Diário da República o concurso para colocar os mé- dicos recém-especialis­tas que terminaram o internato. Contudo, vão abrir apenas 503 vagas quando os profission­ais aptos são 700. Daí que o bastonário da Ordem dos Médicos queira saber o que aconteceu aos restantes 197 (28%).

«Já deram um outro rumo à sua vida», comentou Miguel Guimarães, explicando que foram para o setor privado ou então emigraram. Há ainda outra hipótese: «o Ministério da Saúde cometeu a imprudênci­a de permitir que hospitais com influência política contratass­em diretament­e os médicos». Algo que não foi permitido em Beja, Faro ou Vila Real.

Salvaguard­ar a especializ­ação

Os médicos saudaram a aprovação do diploma do internato médico, mas alertam para a necessidad­e de consagrar no regulament­o medidas que salvaguard­em a formação especializ­ada.

 ??  ?? Concelhos algarvios são ‘invadidos’ por turistas nas férias de verão
Concelhos algarvios são ‘invadidos’ por turistas nas férias de verão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal