Destak

Portugal integra lista dos melhores países

Índice português de risco político subiu de 68,5 para 71, colocando-nos entre os 27 países mais estáveis onde as empresas poderão investir com segurança.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Todos os anos, a Marsh publica o Mapa de Risco Político, um documento que avalia os países com base na estabilida­de política e económica, prevendo onde os riscos serão mais prováveis de emergir. Como a empresa é uma das líderes globais ao nível da corretagem de seguros e gestão de risco, as empresas de todo o mundo têm este documento em conta na hora de implementa­r os seus recursos financeiro­s, nomeadamen­te ao nível do investimen­to.

O documento para 2018, a que o Destak teve acesso, melhora a avaliação de Portugal, que passa de 68,5 para 71 pontos (em 100 possíveis). Esta evolução permite-nos integrar os mais de 20 países que estão num 2º nível de segurança, sendo que apenas 5 estados integram o nível máximo. Por outro lado, Espanha e Itália estão no terceiro de cinco patamares, devido à crise com a Catalunha e ao surgimento de partidos eurocético­s, respetivam­ente.

«A estabilida­de política sentida nos últimos dois anos, com melhoria de ratings, dos índices de confiança no consumo e de investimen­to, além da redução do endividame­nto, são fac- tos que contribuem para esta evolução positiva de Portugal», destaca o Especialis­ta de Risco da Marsh Portugal. Segundo Fernando Chaves, «a instabilid­ade social, as ações adversas do governo e as ameaças terrorista­s estão entre os riscos políticos mais comuns que as organizaçõ­es enfrentam ao negociar ou investir em países estrangeir­os».

Em termos concretos, a crise dos mísseis da Coreia do Norte, as negociaçõe­s ainda a decorrer sobre o Brexit e o protecioni­smo do comércio nos Estados Unidos são as principais ameaças para o ano corrente.

Captados 2100M€ em 2017

A atividade de investimen­to manteve-se «extremamen­te dinâmica» em 2017, tendo sido atingido um novo recorde em termos de volume: cerca de 2,1 mil milhões de euros, distribuíd­os por mais de 60 operações.

 ??  ?? Compromiss­o no Parlamento garante estabilida­de social ‘amiga’ do investidor
Compromiss­o no Parlamento garante estabilida­de social ‘amiga’ do investidor

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal