Destak

Cultura em Expansão na Cidade Invicta

Projeto “Cultura em Expansão” chega este ano a todas as freguesias do Porto com 245 mil euros para 68 espetáculo­s gratuitos de teatro, música ou cinema.

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Aquinta edição do programa da Câmara Municipal do Porto (CMP) arranca a 24 de março, com um concerto de António Pinho Vargas na junta de Campanhã (21h30), e encerra a 16 de dezembro com a estreia de um filme de Leonor Teles – vencedora, em 2016, do Urso de Ouro para melhor curta no festival de cinema de Berlim –, a quem foi dada «carta branca» para pensar a cidade, explicou Guilherme Blanc, adjunto para a Cultura do presidente da CMP, citado pela Lusa.

Entre uma e outra data, a cidade recebe, em bairros, na Foz, na feira da Vandoma ou num centro comercial da Boavista, 21 projetos e 68 apresentaç­ões, resultado de um investimen­to «de 245 mil euros», dos quais 30 mil suportados pela Fundação Manuel António da Mota, explicou ontem o presidente da CMP, Rui Moreira, durante a apresentaç­ão do programa, no bairro da Pasteleira.

Carta branca

«Esta edição tem um programa mais ambicioso e completo», disse o autar- ca portuense, salientand­o que, «pela primeira vez», o evento vai chegar a todas as freguesias da cidade, sem exceção». «Este é um projeto cultural que tem impacto na coesão. Tem de envolver todos e servir para debater a cidade. É um projeto inclusivo sem ser um projeto puro de inclusão e é libertário, não é um projeto que nos afaga», defendeu ainda o autarca independen­te, ao mesmo tempo que sublinhou que a «maturidade» desta edição [do “Cultura em Expansão] concretiza-se, sobretudo, «na carta branca» conferida aos agentes culturais envolvidos no programa para fazer «com que a cidade se confronte consigo mesma».

 ??  ?? Verba de 245 mil euros para 68 espetáculo­s grátis de teatro, música ou cinema
Verba de 245 mil euros para 68 espetáculo­s grátis de teatro, música ou cinema

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal