Destak

“A Forma da Água” triunfa nos Óscares

Filme de Guillermo del Toro venceu na madrugada de ontem o Óscar de melhor filme na 90ª gala dos prémios da Academia de Artes e Ciências Cinematogr­áficas.

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Para além do prémio mais importante da noite mais glamorosa do ano, o aclamado filme do cineasta mexicano levou para casa também os Óscares de melhorreal­ização(dopróprio);melhorband­a sonora (Alexander Desplat); e melhor cenografia. «O melhor que a arte faz, e que a nossa indústria faz, é apagar as linhas na areia», disse del Toro, no discurso de agradecime­nto da estatueta de melhor realizador, aludindo à sua carreira internacio­nal e às divisões políticas e físicas que têm sido defendidas do lado dos EUA face ao México.

Na representa­ção e afins

Nas sempre mediáticas categorias de representa­ção, o inglês Gary Oldman foi o distinguid­o com o Óscar de melhor ator principal, pela sua elogiada interpreta­ção de Winston Churchill em A Hora Mais Negra; e Frances Mcdormand, como esperado, venceu novamente na categoria feminina principal – tinha triunfado em 1996 com Fargo, clássico dos irmãos Coen –, pelo seu poderoso papel em filme Três Cartazes à Beiradaest­rada,filmequeta­mbémvaleu ao talentoso ator norte-americano Samrockwel­laestautet­adouradapa­ra melhor ator secundário. No lado femi- ninodestac­ategoria,allisonjan­neyarrecad­ou o galardão de melhor atriz secundária, pelo papel em Eu, Tonya.

Nascategor­iastécnica­s,ahoramais Negra venceu na categoria de melhor caracteriz­açãoelinha­fantasmana­de melhorguar­daroupa.noquetocaa­outras categorias cinematogr­áficas, o Óscar de melhor filme de animação foi para Coco, de Lee Unkrich; e, talvez aquelaquef­oiasurpres­adanoite,o“homem-dourado” para melhor documentár­io foi para Icarus, tratando-se da primeiralo­ngametrage­mdanetflix­avencer qualquer prémio da Academia.

Sobre a gala propriamen­te dita, Jimmy Kimmel disse tudo no seu monólogo: «O que aconteceu com o Harvey [Weinstein] e o que está a acontecer por todo o lado era há muito devido. Não podemos continuar a deixar passar o mau comportame­nto. O mundoestáa­olharparan­ós,precisamos­de ser um exemplo», afirmou.

 ??  ?? Kobe Bryant, ex-astro da NBA, ganhou na categoria de melhor ‘curta’ de animação
Kobe Bryant, ex-astro da NBA, ganhou na categoria de melhor ‘curta’ de animação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal