Destak

Quatro famílias ficam desalojada­s nas Caldas

Até ao início da manhã de ontem, distrito de Lisboa era o que tinha registado maior número de ocorrência­s.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Devido à chuva, vento e ondulação fortes, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou ontem toda a costa litoral sob aviso vermelho, enquanto 10 distritos estão em alerta laranja até às 9h de hoje. Segundo a Proteção Civil, desde as 0h de sexta-feira até ao fim da manhã de ontem, o distrito de Lisboa registou o maior número de ocorrência­s, seguido de Santarém e Porto.

Às 21h de ontem, a Proteção Civil tinha registo de 87 ocorrência­s ativas, um terço das quais divididas por Lisboa e Porto: ambos com 15. Já o número de barras marítimas fechadas à navegação devido à agitação do mar subiu de 16 para 19, com quatro condiciona­das.

Os níveis das águas na bacia do Tejo registaram uma «ligeira descida» devido ao decréscimo nos caudais lançados pelas barragens (abaixo dos 1000 metros cúbicos por segundo). Mas as autoridade­s mantiveram as recomendaç­ões feitas no sábado às populações ribeirinha­s.

Ainda assim, a situação mais grave ocorreu nas Caldas da Rainha, onde a queda do revestimen­to da empena de um edifício obrigou quatro famílias a deixarem as suas casas devido ao risco de colapso estrutural. As 13 pessoas (quatro delas crianças) foram realojadas numa residencia­l até que a Proteção Civil faça hoje uma reavaliaçã­o ao prédio.

 ??  ?? Proteção Civil entendeu que prédio não reunia condições de segurança
Proteção Civil entendeu que prédio não reunia condições de segurança

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal