Destak

Falta de condições anula atos médicos

Ordem pede que os clínicos deixem de praticar consultas, cirurgias ou outros procedimen­tos programado­s caso não tenham mínimos de segurança clínica.

- JOÃO MONIZ Com Agência Lusa

Isto é uma urgência nacional, o estado da saúde não está nada bem. Nós temos de mudar alguma coisa. Os médicos têm de ter condições de trabalho dignas e que lhes permitam atuar de acordo com as boas práticas. Não podemos continuar sempre a tapar buracos. Temos uma ampla responsabi­lidade que ninguém assume por nós».

É este diagnóstic­o que leva o bastonário da Ordem dos Médicos a pedir aos clínicos que suspendam a atividade programada caso considerem que pode estar em causa a segurança clínica dos doentes. Miguel Guimarães dá o exemplo do bloco operatório: «Se o médico não tem os equipament­os necessário­s e ainda assim arrisca operar o doente, ao arriscar vai ter responsabi­lidade sobre a cirurgia, e não o deve fazer».

O bastonário ressalva que o pedido se aplica a consultas, cirurgias ou procedimen­tos programado­s, não se aplicando nos casos de urgência. Para o dirigente, o SNS está hoje pior do que há dois ou três anos e vai mais longe: parte da atividade programada provavelme­nte não seria feita se os médicos cumprissem rigorosame­nte a lei e as boas práticas.

Embora compreenda o apelo, a Associação Portuguesa dos Administra­dores Hospitalar­es garante que só há prestação de cuidados de saúde com garantia de qualidade e segurança. «Não existe setor com maior escrutínio do que o setor público nessa matéria. A grande preocupaçã­o de todas as partes devia ser garantir que esse escrutínio também existe no privado».

Os administra­dores dão o exemplo dos serviços de urgência, que já transferem doentes para outros prestadore­s no caso de falta de meios. «A segurança do doente é um bem essencial».

Avaliação para cartas em causa

Cerca de 80% dos centros de saúde não têm condições para fazer a avaliação adequada para os atestados de condução, refere a Ordem dos Médicos, que renova o apelo para que os profission­ais recusem atestados na ausência de todas as condições.

 ??  ?? Maioria dos centros de saúde sem condições para passar atestados de condução
Maioria dos centros de saúde sem condições para passar atestados de condução

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal