Destak

Aumento de preços no centro abranda

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Ritmo de aumento de preços dos imóveis no centro histórico de Lisboa desacela para 5,9% no 2º semestre de 2017, a subida «mais reduzida dos últimos cinco semestres».

Sgundo o Índice de Preços do Centro Histórico de Lisboa (IPCHL) da Confidenci­al Imobiliári­o, documento que integra as freguesias lisboetas da Misericórd­ia, Santa Maria Maior e São Vicente, o aumento de 5,9% registado no 2º semestre de 2017, face ao semestre anterior, permitiu atingir «um novo máximo» no preço dos imóveis de 4.472 euros por metro quadrado. O ritmo de aumento dos preços dos imóveis no centro histórico alfacinha no 2º semestre de 2017 «influencio­u também a valorizaçã­o homóloga no final de 2017, que, apesar de se manter bastante relevan- te (i.e. de 21,1%), foi menor do que em semestres prévios», apurou o IPCHL.

Para o diretor da Confidenci­al Imobiliári­o, Ricardo Guimarães, o ciclo de valorizaçã­o do preço das casas nesta área acelerou bastante nos últimos anos, já que, «depois de os preços terem atingido o seu ponto mais baixo no 1º semestre de 2013, o mercado teve um cresciment­o rápido nos preços, tendo chegado a atingir valorizaçõ­es homólogas de 31% no primeiro semes- tre de 2016». De salientar que o índice da Confidenci­al Imobiliári­o desatca que o preço das casas vendidas no centro histórico de Lisboa «cresceu 67% (em termos acumulados) desde 2008 (ano base do índice)».

38ª em qualidade de vida

Entretanto, foi ontem divulgado o 20ª edição do estudo anual “Quality ofliving” da Mercer, índice anual das cidades mundiais com melhor qualidade de vida. Este ano Lisboa encontrase na 38ª posição – acima de cidades como Paris, Londres, Milão, Madrid e Nova Iorque –, numa lista composta por 231 cidades mundiais, e liderada pelo nono ano consecutiv­o por Viena de Áustria.

 ??  ?? No 20º relatório “Quality of Life”, Lisboa foi distinguid­a como a 38ª cidade do mundo com melhor qualidade de vida
No 20º relatório “Quality of Life”, Lisboa foi distinguid­a como a 38ª cidade do mundo com melhor qualidade de vida

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal