Destak

Cinco mil toneladas de resíduos por reciclar

Valormed promove hoje boas práticas, estando perto de cumprir o objetivo de reciclar 20% deste material.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Nos últimos anos tem-se assistido a um aumento gradual da quantidade de resíduos de medicament­os recolhidos nas farmácias comunitári­as e pontos de retoma da veterinári­a. Estamos a falar não só dos remédios propriamen­te ditos, que ficam fora do prazo ou deixam de ser utilizados pelos consumidor­es, mas também das próprias embalagens, que por terem estado em contacto com substância­s químicas não devem ser colocadas no lixo normal.

De acordo com os dados avançados pela Valormed em primeira-mão ao Destak, em 2017 foram recolhidas 1037 toneladas de resíduos, um aumento de 7,6% em relação ao ano anterior. Como os resíduos passíveis de serem recolhido rondam as 6000 toneladas – número de embalagens colocadas no mercado pelas empresas que declararam as suas embalagens – «a taxa de recolha é de 17%, valor que se aproxima das metas e objetivos a atingir até 2020 (20%) mencionado­s na licença que nos está atribuída», refere a Valormed.

Daí que a empresa aposte na «consistent­e educação ambiental junto dos portuguese­s, para garantir a adesão dos cidadãos». Nesse sentido, vai ser realizado hoje, às 9h30, no Centro Cultural de Belém, um workshop sobre economia circular que irá abordar as formas de diminuir o impacto destes resíduos no meio ambiente.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Farmácias têm contentore­s de recolha que são selados e reencaminh­ados
Farmácias têm contentore­s de recolha que são selados e reencaminh­ados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal