Destak

Bruno de Carvalho exige transparên­cia

Presidente pergunta a órgão internacio­nal se as imagens do VAR podem passar nos estádios e se os clubes podem fazer a produção da transmissã­o televisiva.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Bruno de Carvalho participou ontem num dos painéis do congresso The Future of Football, organizado pelo Sporting no Pavilhão João Rocha, que abordou o videoárbit­ro (VAR). E aproveitou a presença de um representa­nte do Internatio­nal Board (IFAB) para colocar várias questões.

Desde logo se as imagens revistas pelo VAR podem ou não passar nos estádios, destacando que FPF e dirigentes dos árbitros portuguese­s têm dito que o órgão responsáve­l pela definição das regras do futebol e da arbitragem mundial tem recusado essa hipótese. Só que não foi bem isso que disse Lukas Brud, diretor executivo do IFAB.

«Não há qualquer regra que o proíba. Não há regulament­o que diga que não podem fazê-lo. É mais uma filosofia, cultura... Mas mostrar imagens também tem riscos, porque se mostram a primeira vez, têm de mostrar sempre.» Uma posição que foi logo aproveitad­a por Bruno de Carvalho para perguntar aos dirigentes portuguese­s o que será feito daqui para a frente.

Mira apontada à BTV

O presidente leonino também questionou «o que vai o IFAB fazer com os clubes que transmitem jogos produzidos pela televisão dos clubes? Não é por questão de transmissã­o. Mas um clube pode fazer a realização e produção? São essas as imagens que passam na sala do VAR», argumentou, dizendo que a proibir esta situação aumentaria a transparên­cia.

 ??  ?? Sporting organizou ontem, em Lisboa, o congresso The Future of Football
Sporting organizou ontem, em Lisboa, o congresso The Future of Football

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal