Destak

Portugal é o país mais hospitalei­ro

Num inquérito a 13 mil pessoas de 188 nacionalid­ades que vivem ou trabalham no estrangeir­o, o nosso país foi apontado como o mais acolhedor de todos.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Numa casa portuguesa fica bem, pão e vinho sobre a mesa. E se à porta humildemen­te bate alguém, senta-se à mesa com a gente.» A letra da canção populariza­da por Amália Rodrigues já dava conta, a meio do século passado, da típica hospitalid­ade portuguesa. A mesma que foi agora reconhecid­a pela Internatio­ns.

Num relatório, a que o Destakteve acesso, em que elabora um ranking dos países que melhor recebem, o site coloca Portugal no 1º lugar, após uma subida de nove posições face à listagem anterior. Entre os inquiridos estrangeir­os que trabalham ou vivem em Portugal, 79% descrevem o país como acolhedor.

Inclusive, 94% destes cidadãos destacam a «atitude amigável» dos portuguese­s que os fazem sentir bem-vindos, ao ponto de 47% referirem a vontade de ficarem no país para sempre, enquanto 58% apontam a facilidade em fazer amigos entre os habitantes locais – aliás, 29% têm círculos sociais maioritari­amente constituíd­os por portuguese­s.

A seguir a Portugal, o top-10 é composto por Taiwan, México, Camboja, Barém, Costa Rica, Omã, Colômbia, Vietname e Canadá. Ou seja, somos o único país europeu que está bem classifica­do neste estudo. Aliás, entre as 65 nações avaliadas, as últimas dez posições são ocupadas por sete países europeus, nomeadamen­te a República Checa (62º), a Áustria (63º) e a Suíça (64º). O último posto pertence ao Kuwait.

Os ingleses, considerad­os distantes (42%) e reservados (58%) estão na 56ª posição, enquanto os norte-americanos, que pioraram o seu desempenho face a anos recentes, se ficam pelo 36º lugar.

 ??  ?? Maioria dos estrangeir­os dizem que é fácil fazer amigos entre os portuguese­s
Maioria dos estrangeir­os dizem que é fácil fazer amigos entre os portuguese­s
 ??  ?? © MARILINE ALVES PSP reforça prevenção até domingo
© MARILINE ALVES PSP reforça prevenção até domingo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal