Destak

«As minhas irmãs faziam parte da conspiraçã­o. Iam ser vistas como culpadas de qualquer maneira»

-

avisando toda a gente que eu ira ter uma carreira cheia de filmes que duram duas horas e meia. Não foi o caso do The Post. Esse consegui que tivesse menos de duas horas. Mas o Firelight era mais longo. Filmado inteiramen­te em 8mm. A banda sonora vinha de uma cassete. O gravador de cassetes era posto a funcionar no momento em que o filme começava. Usei muitos estudantes do curso de artes dramáticas da Universida­de do Arizona. E amigos. Lá do bairro.

Chegou a sofrer acidentes de produção, com acrobacias mais arriscadas?

A minha mãe nunca mais me perdoou. Mas, ao mesmo tempo, adorava. Era uma cena em que a panela de pressão era suposto rebentar e forrar a cozinha com detritos pegajosos. Paredes, teto, chão, armários. Os meus pais tinham saído para fazer umas coisas e eu sabia que tudo teria que ficar limpo antes de eles regressare­m a casa. Fui à loja e comprei uns jerricans [bidões] de xarope à base de cereja. Ainda estivemos, os meus amigos atores e eu, a pespegar a cozinha de cima a baixo com aquela substância. Não me ocorreu que a cereja deixa mancha. Não se limpa facilmente. As paredes tinham ficado encarnadas mesmo depois da nossa limpeza. As minhas irmãs ajudaram na produção e na crise final. Mas fui eu quem apanhou um raspanete tão grande. Um inferno. Quer dizer, os valores de produção eram ótimos mas o preço pago pela produção, altíssimo, foi inteiramen­te pago por mim.

Fico surpreendi­do que as suas irmãs tivessem ajudado em tanto caos…

As minhas irmãs? Elas faziam parte da minha conspiraçã­o. A cena da panela de pressão explosiva também tinha sido planeada por elas. O que as minhas irmãs perceberam foi que, se não participas­sem nas minhas ideias, iriam ser considerad­as culpadas de qualquer maneira -- quanto mais não fosse por não terem conseguido controlar os meus planos de realização.

«A minha mãe nunca me perdoou uma cena em que era suposto a panela de pressão rebentar na cozinha»

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal