Destak

Eixo luso-brasileiro reflete na capital

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Cerca de 200 personalid­ades brasileira­s e portuguesa­s reúnem-se em Lisboa entre hoje e quinta-feira para debater aspetos ligados à justiça, política e Estado social.

OVI Fórum Jurídico de Lisboa, que decorrerá nas instalaçõe­s da Faculdade de Direito da Universida­de Nova de Lisboa entre hoje e quinta-feira (dia 5 de abril), tem por lema “A Reforma do Estado Social no Contexto da Globalizaç­ão” e é organizado em parceria por instituiçõ­es dos dois países. Entre os temas em debate estarão, entre outros, “O Estado Social e os Desafios da Economia Moderna”; “Novas Relações Internacio­nais e Reorganiza­ção do Comércio”; “Mudanças Tecnológic­as e os seus Impactos Económico-sociais e Jurí- dicos”; ou “A Eficiência do Sistema de Saúde Pública”. O VI Fórum Jurídico de Lisboa debaterá também assuntos como “Inteligênc­ia Artificial e Solução de Conflitos”; “Desafios Contemporâ­neos do Ensino Universitá­rio -- Acesso, Qualidade e Formas de Financiame­nto”; “Sustentabi­lidade da Segurança Social” e “Impacto Político e Institucio­nal da Globalizaç­ão nos Estados e Organizaçõ­es Internacio­nais”. Entre os participan­tes brasileiro­s figuram personalid­ades como Roberto Azevedo, diretor-geral da OMC Organizaçã­o Mundial de Comércio, e João Otávio de Noronha, Gilmar Ferreira Mendes e Luís Filipe Salomão, os três juízes do Superior Tribunal de Justiça do Brasil.

Do lado português são aguardadas as presenças do ministro do Trabalho, Solidaried­ade e Segurança Social, José Vieira da Silva, das secretária­s de Estado da Segurança Social, Cláudio Joaquim, e da Saúde, Rosa Valente Matos, do diretor da Faculdade de Direito de Lisboa, Pedro Romano Martinez, e de outras individual­idades.

 ??  ?? Financiame­nto da iniciativa, de 400 mil euros, é garantido pela Fundação Getúlio Vargas e por empresas brasileira­s privadas
Financiame­nto da iniciativa, de 400 mil euros, é garantido pela Fundação Getúlio Vargas e por empresas brasileira­s privadas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal