Destak

Preço do gás natural baixa 7% em três anos

Regulador propõe nova descida na tarifa regulada para os pequenos consumidor­es: 0,2% a partir de julho.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

As famílias que se mantêm no mercado regulado de gás natural deverão pagar menos 0,2% a partir de julho. É esta a atualizaçã­o proposta pela Entidade Reguladora dos Serviços Energético­s (ERSE) para consumos iguais ou inferiores a 10 000 metros cúbicos. Após o parecer do Conselho Tarifário, a ERSE tomará uma decisão final até 1 de junho, definindo a tarifa que será aplicada a partir de julho até 30 de junho de 2019.

O supervisor destaca que, no atual período regulatóri­o, que se iniciou em 2016/2017, verificou-se «uma redução da média anual dos preços finais pagos pelos consumidor­es domésticos de 7%. Para os consumidor­es industriai­s, a redução média anual foi de 9,5%». Recorde-se que as 35 mil famílias com direito a tarifa social terão uma redução de 31,2% no preço.

Mais energia elétrica consumida

O consumo de energia elétrica em Portugal subiu 9,7% em março face a igual período do ano anterior, para 4650 Gigawatt hora. A REN -- Redes Energética­s Nacionais explica esta variação com o desvio acentuado das temperatur­as.

As energias renováveis foram responsáve­is por 83% do consumo mais saldo exportador, o valor mais alto desde fevereiro de 2014. O índice de hidraulici­dade foi de 2,2, o mais elevado desde 1971, e na eólica foi de 1,54.

 ??  ??
 ??  ?? Custo do gás natural deverá baixar pelo quarto ano consecutiv­o
Custo do gás natural deverá baixar pelo quarto ano consecutiv­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal