Destak

Fisco vai identifica­r os donos das terras

GNR e municípios vão ter acesso à matriz predial dos prédios, tornando-se mais fácil notificare­m os proprietár­ios da necessidad­e de limparem os seus terrenos.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Éhoje assinado um protocolo entre Associação Nacional dos Municípios Portuguese­s (ANMP), Guarda Nacional Republican­a (GNR) e Autoridade Tributária, em que a última disponibil­iza às duas primeiras informação que permita identifica­r os proprietár­ios dos terrenos que não forem limpos no prazo legal.

«Será prestada, aos municípios, a informação relativa aos dados constantes da matriz predial dos prédios cujos proprietár­ios não procedam à gestão de combustíve­l no prazo determinad­o pela lei, obrigando, assim, os municípios a substituír­em-se à sua obrigação», esclarece a ANMP. Já o Ministério da Administra­ção Interna destaca que «o conhecimen­to dos limites e da titularida­de da propriedad­e é imprescind­ível para as atividades de gestão, controlo e planeament­o territoria­l e para o sucesso da implementa­ção da política de prevenção e combate dos incêndios».

Recorde-se que os proprietár­ios incumprido­res ficam sujeitos a coimas que podem variar entre 280 e 10 000 euros (pessoa singular) ou 3000 e 120 000 euros (pessoas coletivas). Até ao fim de maio, a GNR não irá aplicar as multas, fazendo antes um aviso. A partir de junho, não haverá perdão para as coimas.

Apoio às empresas

Todas as empresas afetadas pelos incêndios de outubro de 2017 vão beneficiar de um financiame­nto de 85% do prejuízo, estipulou o Conselho de Ministros, equiparand­o assim a situação à dos fogos que ocorreram em junho do mesmo ano. Deixa, assim, de haver o limite de 235 mil euros para ter acesso ao apoio com a percentage­m máxima.

SIRESP vai ser melhorado

O Conselho de Ministros também aprovou um investimen­to 15,65 milhões de euros para melhorar o sistema de comunicaçõ­es de emergência SIRESP, dotando 451 estações de base de um nível de redundânci­a via satélite e geradores de emergência.

 ??  ?? Empresas afetadas pelos incêndios florestais vão ter 85% do prejuízo financiado
Empresas afetadas pelos incêndios florestais vão ter 85% do prejuízo financiado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal