Destak

Faturação fora do prazo paga em prestações

Empresas de eletricida­de e gás devem avisar clientes de atrasos na faturação e permitir pagamento faseado.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Por ser uma situação cada vez mais usual, a Entidade Reguladora dos Serviços Energético­s (ERSE) definiu boas práticas que os comerciali­zadores de energia devem seguir. Cada empresa que vende eletricida­de e gás «deve informar direta e antecipada­mente os consumidor­es que venham a ser afetados pelo atraso na faturação, logo que disso tenha conhecimen­to».

Os fornecedor­es devem ainda divulgar publicamen­te – nomeadamen­te na sua página na internet – a situação ocorrida, as causas e medidas de correção adotadas. Também deve ser proposto ao cliente o pagamento em prestações das faturas em causa, ainda que o consumidor possa sempre optar pelo pagamento integral do valor da fatura.

Concentraç­ão aumenta preços

A eventual compra da Media Capital pela Altice Portugal será muito prejudicia­l para os consumidor­es, uma vez que potencia a criação de um duopólio que irá levar a aumento dos preços. O alerta parte do presidente da NOS. Na comissão parlamenta­r que está a analisar o negócio, Miguel Almeida explicou que, se a MEO passar a contar com a TVI, a resposta natural será uma segunda concentraç­ão de mercado, com um dos outros distribuid­ores a comprar a SIC. Como cada um dos blocos iria ‘barrar’ os seus conteúdos, estes ficariam mais caros.

 ??  ??
 ??  ?? Presidente da NOS explicou porque é contra a compra da dona da TVI
Presidente da NOS explicou porque é contra a compra da dona da TVI

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal