Destak

O que fazer aos reembolsos de IRS?

- JOÃO MORAIS BARBOSA joao.morais.barbosa@reorganiza.pt

Omuito esperado momento de reembolso de IRS está a chegar para muitas famílias. É costume contar com o reembolso do IRS para fazer face a um conjunto de despesas que estavam programada­s para esta altura. Já pensou o que vai fazer ao seu reembolso?

Se é das pessoas que receberam o reembolso com grande probabilid­ade já destinou o dinheiro. E com igual probabilid­ade terá destinado este reembolso à despesa. Talvez para pagar o seguro do automóvel ou algumas obras em casa. Talvez para dar como entrada para as férias do verão. Os destinos que conseguimo­s dar ao dinheiro são tão variados como as tentações do consumo.

Infelizmen­te, poucas pessoas olham para o reembolso do IRS como uma forma de constituir uma poupança (ou para reforçar uma poupança existente). Esquecemo-nos muitas vezes que é nas épocas em que temos rendimento que devemos acautelar o futuro. Apesar das alternativ­as para aplicar o dinheiro sem risco serem pouco atrativas, é fundamenta­l constituir um fundo para emergência­s, cientes de que o endividame­nto aparece quando menos se espera.

Este ano seja diferente. Destine uma parte do dinheiro para o seu futuro. Poderá ter de se recusar a alguma coisa ou poderá ter de continuar a ser regrado.

Mas pense sempre que o dinheiro é seu e será usado por si.

Não hoje mas no futuro. E usado para algo que considere mesmo essencial e que não coloque em causa a sua segurança financeira. Vai reparar que à medida que terá mais poupanças tudo se tornará mais fácil. O que custa é começar o processo pois o tempo fará a sua parte (para melhor).

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal