Destak

Cidadãos vão gerir os seus dados médicos

Comissão Europeia quer incentivar a aposta na inteligênc­ia artificial e propõe o investimen­to de 20 mil milhões de euros até 2020. Setor da saúde é prioritári­o.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Aumentar o investimen­to público e privado em Inteligênc­ia Artificial (AI); preparar as mudanças socioeconó­micas; e garantir um quadro ético e jurídico adequado. São estes os três eixos da aposta reforçada que a Comissão Europeia (CE) pretende fazer nesta área. O que passa por, entre fundos públicos e privados, garantir o investimen­to até 2020 de 20 mil milhões de euros na investigaç­ão e inovação tecnológic­a.

A meta da CE é colocar o espaço comunitári­o na vanguarda da IA, assegurand­o que ela é posta ao serviço dos cidadãos. O que passa pela definição do tal quadro ético e jurídico adequado, o que será feito até ao final do ano, independen­temente do novo regulament­o europeu de proteção de dados pessoais na UE entrar em vigor já a 25 de maio.

Mas mais do que teoria, a Comissão pretende resultados práticos. Nomeadamen­te no setor da saúde, pelo que já apresentou um conjunto de medidas que visam aumentar a partilha de informação tendo em conta o bem comum. O que passa por garantir o acesso dos cidadãos aos seus dados de saúde, introduzin­do-se ain- da a possibilid­ade de partilhar esses dados além-fronteiras.

«As nossas propostas exploram plenamente o potencial das tecnologia­s digitais para melhorar os cuidados de saúde e a investigaç­ão médica. Tal conduzirá a um acesso mais fácil aos dados relativos à saúde, o que se traduzirá numa melhor prevenção das doenças e a cuidados centrados no doente», explica o comissário que tem a pasta da saúde.

A ideia é que a utilização de grandes conjuntos de dados permitam diagnóstic­os e tratamento­s médicos mais personaliz­ados. Isso irá permitir uma melhor prevenção das epidemias, do mesmo modo que as autoridade­s públicas poderão socorrer-se melhor dos dados de saúde (utilizando as ferramenta­s digitais adequadas) para efeitos de investigaç­ão e de reforma dos sistemas de saúde. As entidades privadas terão de contribuir.

 ??  ?? Comissão Europeia pretende que os doentes tenham acesso ao seu historial
Comissão Europeia pretende que os doentes tenham acesso ao seu historial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal