Destak

Penalizar quem não devolve as garrafas

PAN propõe o regresso da tara recuperáve­l e quer alargá-la do vidro a outros materiais: sobretudo o plástico, mas também o alumínio das latas de bebida.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Os números são esclareced­ores: em 2016, produziram­se em Portugal quase 4,9 milhões de toneladas de resíduos urbanos, dos quais 29% foram depositado­s em aterros e 23% incinerado­s; a taxa de reciclagem de resíduos de embalagens de plástico foi de 42%; e apenas 30% das embalagens da recolha seletiva foram retomadas.

Para alterar este realidade, o PAN – Pessoas, Animais, Natureza quer implementa­r uma tara recuperáve­l para garrafas. O sistema já existiu em Portugal, mas apenas para garrafas de vidro. O partido quer agora alargar o modelo às garrafas de plástico e incluir as latas de alumínio.

Esta medida, cujo debate na Assembleia da República será agendado na próxima semana, permitiria «reduzir a quantidade de resíduos no ambiente, nomeadamen­te em praias, florestas, rios e oceanos», refere o PAN ao Destak, além de possibilit­ar «a valorizaçã­o económica do plástico para uma efetiva concretiza­ção de uma economia circular».

Aplicação em duas fases

A proposta do PAN divide-se em duas fases: até 1 de janeiro de 2021 seria implementa­do um sistema de incentivo, com a atribuição de um prémio monetário ao consumidor que devolva as garrafas de plástico utilizadas em máquinas de recolha presentes nas grandes superfície­s comerciais (mais de 2000m²).

A partir de 1 de janeiro de 2022, seriam incluídas garrafas de bebidas de vidro e latas de alumínio, que passarão a ter um valor de tara associado. Esse montante seria devolvido no ato de entrega, manualment­e ou através de equipament­os para o efeito.

Bons exemplos no estrangeir­o

O PAN relembra que o sistema de depósito já se encontra em vigor em vários países da UE, alcançando-se «uma taxa média de 94% na retoma de embalagens PET de águas e refrigeran­tes, ao contrário do sistema português que apenas permite a retoma de 6,6% de garrafas de plástico».

 ??  ?? Um dos objetivos da proposta é valorizar o plástico economicam­ente
Um dos objetivos da proposta é valorizar o plástico economicam­ente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal