Destak

Um novo cardeal que aponta à simplicida­de

António Marto junta-se ao Colégio Cardinalíc­io mas afasta qualquer possibilid­ade se vir a tornar-se Papa.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

A29 de junho, o Papa Francisco vai nomear 14 novos cardeais. Um deles é António Marto, bispo de Leiria e Fátima que não esperava esta distinção aos 71 anos. «Nunca me passou pela cabeça que iria ser nomeado cardeal. Fui apanhado completame­nte de surpresa», afirmou ontem em conferênci­a de imprensa.

António Marto vai juntar-se a outros três portuguese­s no Colégio Cardinalíc­io (Saraiva Martins, Manuel Monteiro de Castro e Manuel Clemente) e tem ainda idade para ser elegível à sucessão do Papa Francisco, que há poucos dias admitiu já ter pensado na sua saída da chefia da Igreja Católica Apostólica Romana. Contudo, o futuro cardeal não pensa nisso – «nem ponho essa hipótese» – nem em mudar-se para a Cúria: «já não tenho idade para isso. Gostaria de terminar aqui o meu ministério episcopal. Nunca me subiu o poder à cabeça nem aspiro a lugares de poder. Para mim a autoridade é um serviço».

Inclusive, Marto vai pedir ao Papa que o dispense de usar os habituais trajes dos cardeais, preferindo manter a simplicida­de que o tem caracteriz­ado. O futuro cardeal – que foi alvo de elogio pelo primeiro-ministro – vê a sua nomeação como uma «confiança pessoal» do Papa na sua pessoa, mas também uma tentativa de aproximar «a sé de Pedro às igrejas particular­es», como Leiria e Fátima.

 ??  ?? Aos 71 anos, bispo de Leiria e Fátima passa a ser um conselheir­o do Papa
Aos 71 anos, bispo de Leiria e Fátima passa a ser um conselheir­o do Papa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal