Destak

Areinho de Avintes: 2ª fase das obras

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Líder da Câmara de Gaia anunciou ontem para junho o lançamento do concurso para a 2ª fase da obra do Areinho de Avintes. Investimen­to ronda os 2,6 milhões de euros.

De acordo com Eduardo Vítor Rodrigues, citado pela Lusa, «a 1ª fase está a terminar» e «arrancarem­os com o procedimen­to concursal para a 2ª fase durante o mês de junho», salientand­o tratar-se de «uma obra estritamen­te municipal», para a qual, nesta fase, se irá tentar obter financiame­nto comunitári­o.

«Temos tentado, sempre que possível, enquadrar a política ambiental ribeirinha, com os 17 quilómetro­s de rio que temos em Vila Nova de Gaia, com o que estamos a fazer na orla marítima», sublinhou o presidente da câma- ra municipal de Vila Nova de Gaia, que assim visa contrariar «o sentimento das populações ribeirinha­s interiores de que foram preteridas relativame­nte à orla marítima». Nesse sentido, Eduardo Vítor Rodrigues admitiu que «isso pode ter sido verdade no contexto de um modelo de investimen­to que durou os últimos anos», mas, ressalvou, «neste momento está-se a fazer um esforço para responder nos dois contextos, ao mesmo tempo». Do conjunto de intervençõ­es previstas para o litoral de Vila Nova de Gaia, o vice-presidente da APA - Agência Portuguesa do Ambiente, Pimenta Machado, destacou, também em declaraçõe­s à Lusa, que «se prevê, ainda este ano, a transferên­cia de areias da Aguda para a Granja». O grande objetivo é «defender todo aquele sistema dunar e criar condições para uma boa época balnear», explicou o responsáve­l ambiental: «O procedimen­to já foi lançado, está a decorrer a parte administra­tiva, mas ainda este ano vamos fazer essa transferên­cia da areia da Aguda para a Granja, onde ela é importante e faz falta», esclareceu ainda o dirigente da APA.

 ??  ?? «Ainda este ano vamos fazer essa transferên­cia da areia da Aguda para a Granja, onde ela é importante e faz falta»
«Ainda este ano vamos fazer essa transferên­cia da areia da Aguda para a Granja, onde ela é importante e faz falta»

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal