Destak

Prémio Camões para Germano Almeida

Escritor cabo-verdiano é o grande vencedor do Prémio Camões 2018, foi ontem anunciado após reunião do júri.

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Nascido em 1945 no arquipélag­o de Cabo Verde na ilha da Boavista, e a viver atualmente no Mindelo, ilha de são Vicente, o escritor Germano Almeida é autor de aclamadas obras como A ilha fantástica, Os dois irmãos ou O Testamento do Sr. Napumoceno da Silva Araújo, estes dois últimos já adaptados para cinema.

Licenciado em Direito pela Universida­de de Lisboa, Germano Almeida dedica-se à advocacia na ilha de São Vicente – chegou a exercer o cargo de Procurador-geral da República de Cabo Verde – e deu os primeiros passos na literatura na década de 1980, numa altura em que cofundou a revista Ponto & Vírgula. Germano Almeida, um dos autores mais lidos e traduzidos de Cabo Verde, é o segundo autor cabo-verdiano a ser distinguid­o com o Prémio Camões, depois de o galardão ter sido atribuído em 2009 ao poeta Arménio Vieira.

«Feliz» e «surpreendi­do»

Em reacção à distinção de que foi alvo, o escritor cabo-verdiano afirmou-se ontem «surpreendi­do», mas «muito feliz» por constatar que o seu trabalho é apreciado a ponto de receber o galardão maior da língua portuguesa. «Estou contente, muito feliz por saber que o que escrevo é apreciado ao ponto de me darem um prémio tão prestigiad­o como o Camões», disse Germano Almeida em declaraçõe­s à agência Lusa, por telefone, a partir da sua residência, na cidade cabo-verdiana do Mindelo.

 ??  ??
 ??  ?? ©DR Autor cabo-verdiano nasceu na Boavista em 1945 e vive há anos no Mindelo
©DR Autor cabo-verdiano nasceu na Boavista em 1945 e vive há anos no Mindelo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal