Destak

Pavilhão de Portugal alvo de requalific­ação

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Icónico edifício, herança da Expo’98 que hoje pertence à Universida­de de Lisboa, vai ter um centro de congressos, um de exposições e outro para receção de visitantes.

As obras no equipament­o foram outorgadas através de uma resolução de Conselho de Ministros ontem publicada em Diário da República, que autoriza a Universida­de de Lisboa a realizar a despesa necessária à celebração da obra – a empreitada de reabilitaç­ão e requalific­ação do Pavilhão de Portugal vai decorrer entre 2019 e 2021, num investimen­to máximo global de 9,3 milhões de euros, acrescidos de IVA.

Novas valências

Com a requalific­ação em marcha, o Pavilhão de Portugal irá acolher um Centro de Congressos, com um auditório polivalent­e e capacidade de 650 lugares, permitindo a sua subdivisão em doisauditó­riosautóno­mos,umconjunto mínimo de nove salas, uma receção e salas de apoio. Será ainda disponibil­izado um centro de exposições, de caráter modular, onde possam ser organizada­s simultanea­mente diferentes exposições, destinado, nomeadamen­te, à divulgação e promoção do conhecimen­to e ao usufruto público do vasto espólio científico, cultural e artístico da Universida­de de Lisboa.

Por fim, de destacar que serão ainda requalific­ados os espaços comuns, desenvolvi­daumanovac­onceçãodec­irculação, atualizado­s os sistemas de segurança e reabilitad­os os sistemas de ar condiciona­do e de iluminação.

A reabilitaç­ão e requalific­ação do Pavilhão de Portugal irá manter a traça do edifício, além de aumentar a ligação complement­ar entre o Edifício Principal e a Pala Cerimonial.

 ??  ?? Da autoria de Siza Vieira, é um Monumento de Interesse Público desde 2015
Da autoria de Siza Vieira, é um Monumento de Interesse Público desde 2015

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal