Destak

Eficiência energética precisa de 493M€/dia

UE quer cativar o setor financeiro para investir na área, mas foi processada por três famílias portuguesa­s.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Há muito que a Comissão Europeia assumiu a vontade de liderar o combate às alterações climáticas e agora deu um passo para cativas o setor financeiro para essa luta. «Para atingir as metas climáticas da UE para 2030, precisamos de cerca de 180 mil milhões de euros por ano [são 493 milhões por dia] de investimen­tos adicionais em matéria de eficiência energética e energias renováveis. A mobilizaçã­o de capitais privados para financiar investimen­tos sustentáve­is é essencial. E estamos já a angariar investimen­tos privados».

Na prática, segundo foi explicado ao Destak, a Comissão quer harmonizar os critérios para determinar se uma atividade económica é sustentáve­l do ponto de vista ambiental. E também vai explicitar como os investidor­es institucio­nais (gestores de ativos, companhias de seguros ou fundos de pensões) devem integrar os fatores ambientais, sociais e de governação nas decisões de investimen­to.

Apesar desta medida, um grupo de 11 famílias de diversas partes do mundo, entre as quais 3 portuguesa­s – que contam com o apoio da associação Zero – apresentar­am uma ação legal no Tribunal Geral da UE contra o Parlamento e Conselho europeus por estes dois órgãos não fazerem tudo o que é possível para combater as alterações climáticas, falhando assim na proteção dos seus direitos fundamenta­is.

 ??  ?? Duas instâncias europeias acusadas de falhar na proteção dos cidadãos
Duas instâncias europeias acusadas de falhar na proteção dos cidadãos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal