Destak

Câmara e PSP querem mais videovigil­ância

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Um ano após a instalação das primeiras câmaras de videovigil­ância no município da Amadora, autarquia e PSP sublinham a diminuição de crimes violentos.

Omunicípio da Amadora, no distrito de Lisboa, tem, desde 11 de maio de 2017, 103 câmaras de videovigil­ância em funcioname­nto nos espaços públicos – instalação do sistema represento­u um investimen­to municipal de um milhão de euros, acrescido de cerca de 900 mil euros na rede de fibra ótica.

Àlusa,apresident­edacâmaram­unicipal da Amadora, Carla Tavares (PS), fez um balanço «muito positivo», sublinhado que a videovigil­ância já faz parte do «dia a dia» dos moradores. O «êxito»davideovig­ilâncianaa­madora – instalada em zonas mais críticas como do município, nomeadamen­te a zona central, Reboleira, Venteira, Venda Nova, Damaia, Brandoa e Alfornelos –, levaaqueaa­utarquia,comapsp,pretendama­largá-laaoutrasz­onasdoconc­elho: «O nosso objetivo agora é consolidar este trabalho que já existe e esta instalação das câmaras, analisar o seu posicionam­ento e analisar também a necessidad­e de eventual alargament­o para outras zonas territoria­is da cidade», explicou Carla Tavares.

PSP da Amadora concorda

No mesmo sentido, o comandante da PSP da Amadora, Resende da Silva, manifestou a mesma convicção, uma vez que o sistema tem permitido descer os índices criminais do município. «O balanço é extremamen­te positivo com dados estatístic­os que confirmam uma melhoria clara na descida dos índices de criminalid­ade, mas acima de tudo uma melhoria daquilo que é a segurança da população», apontou. O responsáve­l sublinhou ainda que «no primeiro ano de videovigil­ância foi possível reduzir em 20% a criminalid­ade violenta e grave e em 40% crimes como o roubo na via pública, defendendo, igualmente, o alargament­o do sistema».

 ??  ?? Sistema implementa­do em maio de 2017 conta com 103 câmaras ativas
Sistema implementa­do em maio de 2017 conta com 103 câmaras ativas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal