Destak

Estado assegura condições dignas

Decreto-lei ontem publicado em Diário da República apresenta o 1º Direito, um programa que visa garantir que famílias em carência financeira têm uma casa.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Éum dos quatro programas anunciados pelo Governo para revolucion­ar o mercado da habitação em Portugal e garantir que as 26 mil famílias em carência identifica­das passam a ter um alojamento digno. E é precisamen­te a quem está no fim da linha que o 1º Direito se destina.

Para ter acesso a esta ajuda estatal, o agregado familiar não deverá ter mais do que 5146,80 euros em património mobiliário (depósitos à ordem, ações ou outros investimen­tos financeiro­s) e auferir no máximo, por mês, 1715,60 euros – este montante é majurado consoante o número de elementos adultos que ainda estão inseridos na família (sobretudo jovens até aos 25 aos e seniores com mais de 65).

A prioridade do programa é o arrendamen­to (num montante máximo de 40% do valor cobrado), mas também a compra de casa vai ser apoiada. Neste caso, serão concedidos empréstimo­s por um máximo de 30 anos, com uma taxa de esforço mensal de

Associação Nacional de Proprietár­ios fala numa «espécie de SNS para a habitação» e vai esperar para ver

25% durante os primeiros 15 anos. No que toca à reabilitaç­ão, a compartici­pação máxima é de 50% das despesas elegíveis para obras.

Este projeto inclui incentivos à construção, que estão limitados a entidades públicas (autarquias e regiões autónomas; empresas municipais ou do Estado), Misericórd­ias e IPSS ou associaçõe­s de moradores. A gestão de todo o processo será feito por cada câmara municipal, que vai receber e analisar os pedidos apresentad­os. Mas cabe ao Instituto da Habitação e da Reabilitaç­ão Urbana (IHRU) a aprovação final. Sempre que o orçamento não chegue para os pedidos, será feito um concurso.

 ??  ?? Apoios chegam a 50% das despesas com obras de reabilitaç­ão do imóvel
Apoios chegam a 50% das despesas com obras de reabilitaç­ão do imóvel

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal