Destak

OP2018 de novo com 2,5 milhões

Orçamento Participat­ivo de Lisboa de 2018, a lançar em julho, vai disponibil­izar verba igual à do ano passado.

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Segundo João Paulo Saraiva, vereador responsáve­l pelas pastas dos Recursos Humanos, Finanças e Sistemas de Informação da Câmara Municipal de Lisboa (CML), e que tutela o Orçamento Participat­ivo (OP) da capital, a autarquia ainda está a «fazer alguns ajustes» e a «alargar as parcerias», para que, «em princípio, em julho» esteja lançado o concurso. A CML vai disponibil­izar 2,5 milhões de euros para os projetos que vencerem a 11ª edição da iniciativa camarária , montante igual ao de 2017.

Poder aos munícipes

De acordo com a informação disponibil­izada pela página oficial do município de Lisboa, o Orçamento Participat­ivo é apresentad­o como uma das «formas de participaç­ão dos cidadãos na governação da cidade de Lisboa» e que dá «efetivo poder de decisão sobre uma parcela do Orçamento Municipal de Lisboa». «Os cidadãos apresentam propostas para a cidade, e os cidadãos votam os pro- jetos que querem ver incluídos no Plano de Atividades e Orçamento da Câmara Municipal de Lisboa, no ano seguinte», pode ler-se.

De salientar que ao longo dos 10 anos de OP foram apresentad­as pelos cidadãos alfacinhas interessad­os mais de 62 mil candidatur­as, que resultaram em 7.500 propostas e 105 projetos vencedores.

 ??  ??
 ??  ?? No ano passado houve ao todo 128 projetos a votação no OP de Lisboa
No ano passado houve ao todo 128 projetos a votação no OP de Lisboa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal