Destak

C5 Aircross veio da China para a Europa

- RUI FARIA www.aquelamaqu­ina.pt

OCitroën C5 Aircross está a chegar à Europa, mas não difere muito do modelo que os franceses desenvolve­ram a pensar no mercado chinês. É fácil encontrar diferenças nos detalhes e também existem elementos que nos remetem de imediato para a actual linguagem visual da marca francesa, tal como os faróis dianteiros divididos, os "airbumps" laterais – ainda que muito mais ligeiros – e os detalhes cromados na grelha dianteira. Há várias opções de personaliz­ação, como acontece com os novos Citroën.

Realizado com base numa plataforma que é comum ao Peugeot 3008 e 5008, tem 2,73 metros de distância entre-eixos, 4,5 metros de compriment­o e 1,84 metros de largura. O resultado é um habitáculo desafogado e uma bagageira com um volume que varia entre os 580 e os 720 litros, de acordo com a posição dos bancos traseiros. Com os bancos rebatidos, este número sobe até aos 1630 litros. O conforto passou a ser uma palavra de ordem para a Citroën e o sistema "Progressiv­e Hydraulic Cushion”, a sua gramde aposta, permite filtrar as irregulari­dades do piso para maximizar a qualidade de vida a bordo.

O C5 Aircross vai contar com opções Puretech a gasolina e Blehdi diesel. No campo da gasolina, temos o 1.2 com 120 cv com uma caixa manual de seis velocidade­s, ou 180 cv com uma caixa automática de oito velocidade­s. No lado dos diesel, o Bluehdi de 1.5 litros garante 130 cv, mas também está disponível uma versão de 2.0 litros com 180 cv. Estas propostas são todas de tracção dianteira, mas no final do próximo ano a Citroën lançará a versão híbrida "plug-in" com tracção integral.

 ??  ?? Novo modelo do construtor gaulês, como manda a tradição, dá uma enorme prioridade e importânci­a ao conforto
Novo modelo do construtor gaulês, como manda a tradição, dá uma enorme prioridade e importânci­a ao conforto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal