Destak

Poupar 380 mil euros por dia com remédios

Serviço Nacional de Saúde (SNS) pode gastar menos 416 milhões de euros entre 2018 e 2020, valor que soma aos 4 mil milhões de euros poupados em 15 anos.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Ouso de medicament­os genéricos e biossimila­res no SNS significa uma poupança potencial de 416 milhões de euros entre 2018 e 2020». A garantida é do presidente da APOGEN - Associação Portuguesa de Medicament­os Genéricos e Biossimila­res. Segundo Paulo Lilaia, nos últimos 15 anos, o SNS poupou 4 mil milhões de euros com o uso deste tipo de medicament­os, sendo que 75% deste valor (3 mil milhões de euros) se referem ao período entre 2011 e 2017.

«O uso de medicament­os genéricos e biossomila­res permite, para além de uma poupança vital para a sustentabi­lidade, o maior acesso de doentes às terapêutic­as e a canalizaçã­o do investimen­to em medicament­os inovadores que tragam valor terapêutic­o acrescenta­do», explica o dirigente numa comunicaçã­o enviada ao Destak. Acrescente-se que, na Europa, os genéricos representa­m 62% da totalidade dos medicament­os dispensado­s, permitindo poupar mais de 100 mil milhões de euros e servindo mais de 500 milhões de doentes.

Serviços fecham em julho

A entrada em vigor da redução de ho- rário semanal de 40 para 35 horas poderá levar alguns hospitais a encerrarem serviços a partir de 1 de julho. O alerta é da Associação Portuguesa de Administra­dores Hospitalar­es (APAH). À Renascença, o presidente da APAH ressalvou que o problema é «grave». «A redução de disponibil­idade de recursos humanos nos hospitais vai colocar em causa a prestação de cuidados de saúde e vamos ser obrigados, em princípio, a reduzir os cuidados programado­s, nomeadamen­te encerrar alguns serviços, para manter o nível de qualidade.»

A chamada de atenção surgiu no mesmo dia em que o Presidente da República defendeu uma Lei de Bases da Saúde com princípios claros, mas orgânicas e estruturas flexíveis, com um «equilíbrio virtuoso» entre público, privado e social. Já o presidente do PSD está disponível para um acordo alargado nesta área.

 ??  ?? Paulo Lilaia (APOGEN) destaca o contributo dos genéricos e dos biossimila­res
Paulo Lilaia (APOGEN) destaca o contributo dos genéricos e dos biossimila­res

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal