Destak

Recital limita as dúvidas a duas posições

Defesa central e 4º médio são os lugares em aberto. Os 13 campeões europeus asseguram uma espinha dorsal que ganha vida com a irreverênc­ia dos estreantes.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Oinsuspeit­o Luís Figo coloca a Espanha, ao lado do Brasil, como a principal favorita a vencer o Mundial na Rússia. Mas ‘nuestros hermanos’ ocupam apenas o 10º lugar do ranking da FIFA, o último divulgado antes da prova, enquanto Portugal manteve a 4ª posição. Isto para dizer que o jogo de estreia da Seleção Nacional, a 15 de junho, não será fácil, mas há motivos para sorrir depois de ontem.

Ao terceiro jogo de preparação, não só Portugal venceu como a máquina pareceu mais afinada. E a presença de Cristiano Ronaldo assume incontorná­vel importânci­a neste contexto. Não apenas pelos golos que marca – ontem até ficou em branco – mas por se assumir como um farol que orienta o sentido da equipa, quer ataque em 4-4-2 ou em 4-3-3.

Fernando Santos disse ter muitas dúvidas sobre que equipa vai apresentar na 1ª jornada do Mundial, mas ontem terá ficado com mais certezas. É incontorná­vel que nove dos titulares de ontem têm lugar garantido: Rui Patrício – que foi destinatár­io do carinho incondicio­nal dos 53 014 espetadore­s que estiveram na Luz –; Pepe, Cédric e Raphael Guerreiro; William Carvalho, João Moutinho e Bernardo Silva; Ronaldo e Gonçalo Guedes.

A presença assegurada do jovem avançado será mais discutível, mas a exibição de ontem, em que marcou dois golos (17’ e 55’) plenos de oportunida­de e se adaptou bem às movimentaç­ões ofensivas e defensivas, deverão dar--lhe primazia face a um André Silva que teve uma má época. Surgem, então, as duas dúvidas.

Bruno Alves esteve em bom plano, mas uma Argélia muito talentosa individual­mente mas inconseque­nte coletivame­nte não foi grande teste. O experiente central terá a concorrênc­ia de José Fonte e Fernando Santos até poderá optar por ir rodando os três veteranos defesas (Pepe incluído).

No miolo, a dúvida será entre Bruno Fernandes e João Mário. O atual jogador do Sporting tem mais golo (fez o 2-0 aos 37’, de cabeça, após cruzamento de Ronaldo), é mais efetivo no último terço, mas a ex-estrela leonina dá outras garantias no posicionam­ento defensivo.

Depois do jogo com a Bélgica, Portugal voltou a terminar um jogo sem sofrer golos, a base do selecionad­or

 ??  ?? © MIGUEL BARREIRA Gonçalo Guedes esteve a grande nível, marcou dois golos e deverá ter ganho o lugar a André Silva nos titulares
© MIGUEL BARREIRA Gonçalo Guedes esteve a grande nível, marcou dois golos e deverá ter ganho o lugar a André Silva nos titulares

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal