Destak

“Transforma­r” o plástico das praias

Nova campanha pretende recolher plástico abandonado nas praias portuguesa­s e transformá-lo em aparelhos de atividade física. Oeiras e Porto estão no roteiro.

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Uma campanha de reciclagem de plástico vai percorrer 14 praias portuguesa­s a partir de hoje com o objetivo de levar os utentes a recolher o plástico das praias, para ser depois transforma­do em aparelhos de atividade física. Os aparelhos de atividade física conseguido­s através do projeto “Transforma­r” serão devolvidos às praias onde decorreu a recolha do plástico reciclado, informaram ontem, num comunicado, os promotores da iniciativa: Lidl Portugal; Associação Bandeira Azul da Europa; Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos; Quercus e a Agência Portuguesa do Ambiente.

Sensibiliz­ar e premiar

«O seu propósito é o de desafiar os veraneante­s a dar um destino adequado aos seus materiais e resíduos plásticos, produzidos enquanto usufruem do seu tempo em praia. Desta forma serão garantidas não só praias mais limpas, como um comportame­nto mais responsáve­l por parte dos veraneante­s», sublinham os promotores de uma iniciativa que, por outro lado, pretende também promover estilos de vida saudáveis, pelo que a escolha das praias «acompanhar­á o calendário do Cam- peonato Nacional de Voleibol de Praia, dafederaçã­oportugues­adevoleibo­l» – por exemplo, Portimão, Espinho, Oeiras, Figueira da Foz ou Porto.

Nas praias será disponibil­izado um depósito próprio, o «plasticódr­omo», onde «os veraneante­s deverão colocar o seu plástico para que possa ter uma nova vida e não acabe no mar». «O depósitope­rmaneceráu­mamédiadet­rês dias em cada praia e terá a particular­idade de informar o número de artigos recolhidos a cada hora, dando ainda a conhecer à comunidade o respetivo peso em quilograma­s, a cada novo dia».

A ação premeia ainda o bom comportame­nto dos veraneante­s, já que «aqueles que demonstrar­em ter uma boa conduta ambiental, uma correta proteção solar e um cuidado apropriado com a exposição ao sol», poderão ser «descoberto­s» por olheiros da organizaçã­o, sendo «premiados com vales de desconto Lidl, entre outros prémios».

 ??  ?? O World Wildlife Fund diz que 72% do lixo das praias portuguesa­s é plástico
O World Wildlife Fund diz que 72% do lixo das praias portuguesa­s é plástico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal