Destak

Encomendas vindas da China andam perdidas

Cada vez mais consumidor­es denunciam falhas que envolvem plataforma­s como o Aliexpress, e os CTT.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Os CTT são a marca com mais reclamaçõe­s mensais registadas no Portal da Queixa, com 3184 denúncias desde o início do ano. Embora haja vários motivos para a insatisfaç­ão, a maior rede social de consumidor­es verificou que, no mês de maio, as reclamaçõe­s dirigidas aos CTT referentes a encomendas não entregues feitas via Yanwen «registaram um aumento significat­ivo».

Plataforma­s como o Aliexpress recorrem àquela empresa chinesa para enviar produtos para diversos países do mundo. «É neste último ponto que surgem os CTT. Quando o produto encomendad­o chega a Portugal, cabe aos CTT a distribuiç­ão pelo país, algo que não tem acontecido desde o início de 2018», explica o CEO do Portal da Queixa.

Nas 59 reclamaçõe­s relativas ao Yanwen só no mês de maio, revelou a empresa ao Destak, é referido que os produtos ficaram presos na alfândega ou que os CTT não conseguem dizer onde estão, nem sequer pelo número de tracking dado pelo expedidor, mesmo quando o sistema aponta que os artigos chegaram a Portugal. Este problema surgiu no mês passado, mas tem-se mantido ao longo de junho, com novas queixas a um ritmo diário.

Contactado­s pelo Destak, até ao fecho desta edição os CTT não explicaram porque não solucionar­am nenhum dos 59 casos denunciado­s em maio através do Portal da Queixa, nem apontaram a causa do problema no final da cadeia de distribuiç­ão.

 ??  ?? © MIGUEL BALTAZAR Clientes dizem que CTT não conseguem identifica­r onde estão os artigos
© MIGUEL BALTAZAR Clientes dizem que CTT não conseguem identifica­r onde estão os artigos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal