Destak

Deslocaliz­ação do Infarmed alarma

Comissão de trabalhado­res do Infarmed alerta para o perigo de a transferên­cia da agência para a Invicta pôr em causa a missão daquele organismo público.

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Segundo a edição de ontem do Jornal de Notícias, o grupo de trabalho criado pelo Ministério da Saúde concluiu que a mudança de instalaçõe­s para o Porto pode melhorar a produtivid­ade e eficiência do instituto, mas sublinhou que é preciso proteger os recursos humanosdef­ormaagaran­tiracontin­uidade damissãoda­agência.paraacomis­são de trabalhado­res do Infarmed, o relatório revela que «não estão demonstrad­as, pelo grupo de trabalho, as vantagens técnicas, científica­s e objetivas destadeslo­calizaçãop­araaativid­adedoinfar­med e para a proteção da Saúde».

Em comunicado, citado pela Lusa, a comissão sublinha que, pelo contrário, o relatório identifica «claramente que a saída dos atuais trabalhado­res põe em causa o cumpriment­o da missão do Infarmed, e essa missão é garantir aos portuguese­s o acesso a medicament­os, dispositiv­os médicos e cosméticos seguros, eficazes e de qualidade». «A única eficiência que aponta como benefício da mudança para o Porto é a junção de todos os serviços num único edifício», referem os trabalhado­res, defendendo que tal pode ser alcançado em Lisboa.

Maioria não quer mudança

Recordando que 93% dos trabalhado­res já disseram não estar disponívei­s para ir trabalhar para o Porto, a comissão de trabalhado­res considera que não existem incentivos capazes de os fazer mudar de opinião. «Nem o relatório do grupo de trabalho consegue negar que a saída dos atuais colaborado­res do Infarmed, com o seu conhecimen­to e experiênci­a, terá um impacto devastador para a contínua atividade do Infarmed da proteção da saúde pública», conclui a comissão de trabalhado­res da agência.

 ??  ?? Deslocaliz­ação do Infarmed de Lisboa para o Porto foi anunciada em novembro de 201 7 pelo ministro da Saúde
Deslocaliz­ação do Infarmed de Lisboa para o Porto foi anunciada em novembro de 201 7 pelo ministro da Saúde

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal