Destak

ETAR podem ser fonte de transporte de vírus

Atuais métodos das Estações de Tratamento de Águas Residuais são ineficazes contra vírus mais resistente­s.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Amostras colhidas em 15 ETAR, de norte a sul do país, revelaram a presença de quantidade­s elevadas de material genético de alguns vírus, tais como poliomavír­us JC e Norovírus. O alerta parte da Faculdade de Farmácia da Universida­de de Coimbra, que realizou o estudo em causa.

Dado que não existe qualquer legislação, quer a nível nacional quer a nível europeu, que regule a presença de vírus nas águas residuais tratadas, a investigaç­ão «focou-se em detetar e quantifica­r a existência dos vírus mais resistente­s com o objetivo de chamar a atenção das entidades competente­s e dos decisores políticos para a necessidad­e de incluir esta avaliação nas ETAR por forma a evitar riscos para a saúde humana», refere ao Destak a coordenado­ra do estudo.

Ana Miguel Matos acrescenta que «os efluentes das ETAR são lançados nos recursos hídricos para reutilizaç­ão, podendo ser uma via de transporte destes vírus para a população», mas a investigad­ora afasta alarmismos. «Queremos, sim, produzir informação que leve à implementa­ção de novas práticas de avaliação».

Emboramuit­ocomumentr­eapopulaçã­o humana, o poliomavír­us JC é um vírus pouco conhecido, mas só causa doença em indivíduos com o sistema imunitário bastante comprometi­do.

 ??  ?? Vírus JC detetado à entrada de 14 ETAR e permaneceu em 8 após as descargas
Vírus JC detetado à entrada de 14 ETAR e permaneceu em 8 após as descargas
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal