Destak

Maldição dos penáltis superada pelos ingleses

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Súbditos de Sua Majestada suplantam pela primeira vez um desempate desta forma durante um Mundial.

Nãohámalqu­esempredur­e... Com um histórico doloroso no que toca a desempates por penáltis – perdeu assim para Portugal on Euro 2004 e no Mundial 2016 – à quarta tentativa em campeonato­s do mundo, finalmente a Inglaterra segue em frente.

Os ingleses acabaram a sofrer um pouco mais do que mereceriam, muito por culpa da combativid­ade demonstrad­a pela Colômbia. Só que apesar desse voluntaris­mo sul-americano, a equipa europeia esteve sem- pre por cima do encontro, criando as melhores oportunida­des.

Apesar disso, o intervalo chegou sem golos e foi preciso um penálti, o terceiro convertido por Harry Kane – que alargou a vantagem nos goleadores para 6 remates certeiros em três jogos –, para a Inglaterra fazer o 1-0. À medida que o tempo foi passando, os homens de Gareth Southgate foram sucumbindo à tentação de recuar para defender a vantagem e deram ar à Colômbia.

O central Yerri Mina, então, não se fez rogado e marcou o 3º golo neste Mundial de cabeça, já nos descontos, impondo o terceiro prolongame­nto nos oitavos de final que apenas adiou para os penáltis a decisão final. E aí a Inglaterra (Dier incluído) foi mais eficaz.

 ??  ?? Kane lidera a lista de goleadores com 6 remates certeiros (3 de penálti)
Kane lidera a lista de goleadores com 6 remates certeiros (3 de penálti)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal