Destak

Património Mundial com 19 novos sítios

19 locais, 13 deles culturais, classifica­dos e inscritos pela UNESCO na sua Lista do Património Mundial.

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

OComité do Património Mundial da UNESCO - Organizaçã­o das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura esteve reunido em Manama, no Bahrein, desde 24 de junho, e os trabalhos terminaram ontem. Durante a sessão, o comité inscreveu 19 sítios na lista, 13 deles culturais, três naturais e três de perfil misto, perfazendo atualmente a lista um total de 1092 sítios, em 167 países. A lista de sítios classifica­dos inclui Aasivissui­t-nipisat, um campo de caça do povo Inuit na Dinamarca; o oásis de Al-ahsa, na Arábia Saudita; a cidade antiga de Qalhat, em Omã; o complexo arqueológi­co de Hedeby e Danevirke, na Alemanha; a Medina de Azahara, em Málaga, Espanha; ou o sítio megalítico de Göbekli Tepe, na Turquia, entre outros.

Japão em destaque

Um conjunto de 12 sítios, na região de Nagasaki, no Japão, relacionad­os com a clandestin­idade do cristianis­mo no país, entre os séculos XVI e XIX, também foram classifica­dos, envolvendo 10 localidade­s. Quanto aos sítios naturais, foram classifica­das as montanhas Barberton Makhonjwa, na África do Sul; a cadeia montanhosa de Puys e a falha tectónico-vulcânica de Limagne, em França; bem como a região de Fanjingsha­n, na China.

Quanto a sítios mistos, entraram na lista locais como o Parque Natural Serranía de Chiribique­te, na Colômbia; o Pimachiowi­n Aki, no Canadá; ou o vale Tehuacán-cuicatlán, um ‘habitat’ original da Mesoameric­a, no México.

 ??  ??
 ??  ?? © EPA/ZHOU WENQING Imponente região chinesa de Fanjingsha­n foi uma das distinguid­as
© EPA/ZHOU WENQING Imponente região chinesa de Fanjingsha­n foi uma das distinguid­as
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal